Jihaseaes
849 palavras
4 páginas
Princípios informátivos do processo de execução e da fase de execução do processo de conhecimento- Princípio do título: o processo de execução e a fase de execução do processo de conhecimento deve arrimar-se num título(documento que reconhece ou declara um direito do credor).
- Princípio da patrimonialidade: segundo esse princípio a execução deve alcançar somente o patrimônio do executado, sendo proibida a prisão civil. (exceção: obrigação alimentícia) O patrimônio de terceiros pode estar sujeito.
- Princípio da utilidade: os atos executivos só devem ser levados a efeito quando de efetiva utilidade para o credor.
- Princípio da economicidade: Os atos de execução devem correr de forma menos gravosa ao devedor. Requisitos ( prova cabal, inexistência de prejuízo ao credor, prova de menor gravidade ao devedor). Parcelamento do débito (30% da dívida + custas e honorários, restante parcelado em até seis vezes)
-Princípio da disponibilidade: o credor tem a faculdade de desistir de toda a execução.
Pressupostos específicos do processo de execução
- Inadimplencia do devedor: nasce quando o devedor não satisfaz espontaneamente sua obrigação. Nas obrigações reciprocas, o credor só tem direito a execução após cumprir sua parte.
- título executivo: documento que legitima o credor a promover uma ação de execução. Deve ter certeza,liquidez e exigibilidade.
Execução provisória e definitiva
- provisória: quando se tratar de sentença impugnada mediante recurso, ao qual não foi atribuído efeito suspensivo. É processada em autos suplementares formados pelo próprio exequante.
-definitiva: é a da sentença transitada em julgado. É processada nos autos principais.
Regras gerais da execução.
- direito de preferencia: o credor tem direito de preferencia sobre os bens penhoráveis.
- requisitos da petição inicial: I –conter pedido expresso de citação do devedor (não é permitida a citação pelo correio). II – ser instruída com título extrajudicial.