JHJGVGG GG

681 palavras 3 páginas
YYY
GHFFKHP
O KGD] HLFPH HLFGPHL D
L LHL
FPGL
LJ GH
NHGF
G
HFGH
GFH
GFHHSDFG
SDFFFFFFGFFFFFFFFFFFFFFGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGRRRR-
RRRRRRRRRRRRR
FFFFFFFFFFFFFFFFFF
FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
F

F
FVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV-
VVVVVVVVVVV

VSFGSDGVFDGV

FCVFDSGFAFSDGA
G

DFSGSADGFDDGFADGASFGSAFDGASGFSAGFAGFAGAFS

FVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVFVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV-
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV-
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVbservar tanto os aspectos segmentais quanto os supra-segmentais. O aspecto supra-segmental ou prosódico é o modo como as vogais e consoantes variam no discurso, por meio das alterações de intensidade, melodia e velocidade de emissão
(Crystal, 1973). 7
Apesar dos aspectos prosódicos serem independentes, eles apresentam forte interação entre si, tornando possível a decodificação da fala. (Torres et. al, 2004).
Os aspectos prosódicos da fala são: ênfase, tom, entoação, ritmo, velocidade de fala e pausa; e estão diretamente relacionados à estrutura da informação (Reis, 2005).
A dimensão prosódica é responsável pela naturalidade da fala, capaz de informar o objetivo comunicativo do locutor, bem como o grau de certeza ou incerteza que este tem em relação ao conteúdo do enunciado, além do nível de proximidade ou distanciamento que o locutor estabelece com o ouvinte. É composta pela dimensão acústica, auditiva e articulatória (Braga, 200?).
Cabe ressaltar que, na lingüística, utiliza-se os termos perceptivos de melodia, duração e intensidade para correlacionar com os dados acústicos de freqüência fundamental, tempo e amplitude (Couper-Kuhlen, 1989).
2.3.1

Relacionados