Jesus te ama...
R: O texto esta titulado como “A Ética e a produção do conhecimento hoje, escrito por Mario Sergio Cortella, Professor – Titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC –SP.
Neste texto se resume ética como sendo algo criado para decidir a três questões da vida: Quero, devo e posso.
Isso tudo seria definido através de princípios, conceitos religiosos ou ate mesmo normatizações.
No texto informa que não existe pessoa sem ética, e sim pessoas que possuem uma ética diferente da qual você concorda.
Também, é impossível falar de ética sem falar de liberdade. Só possui ética quem é livre e este ser livre tem que ser humano.
O texto da o significado da palavra ética que vem do grego ethos, mas ethos, em grego, significava morada do humano, no sentido de caráter ou modo de vida habitual. Desta forma quando pensamos em ética a questão atual é, como esta nossa possibilidade de sustentar a nossa integridade, daquilo que é mais importante para nós, sem prejudicar o próximo.
Resumindo, a ética é a “morada do ser humano”. Nela está constituída tais costumes, deveres e obrigações que responde as três premissas do começo da dissertação: O que quero, será que posso e será que devo?
Ou o que Devo, eu quero mas não posso?
Também não deixando de lado o que posso, mas não quero e também não devo.
Pensamento do autor: “Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam”.
A ética é o exercício do nosso modo de entendemos como existe a coletividade.
2 – A partir da reflexão filosófica qual a critica que o filme Matrix e o Mito da Caverna levantam para a sociedade atual?
No filme Matrix a reflexão é feita através dos nomes dados aos personagem (Neo,Morfeu) que do grego representava novo e de um espírito noturno.
Já no mito da caverna, as pessoas que estão aprisionadas no interior