Jesus morreu mesmo numa cruz?
A CRUZ é um dos símbolos religiosos mais conhecidos. Milhões de pessoas a veneram, acreditando que é o instrumento em que Jesus foi morto. O escritor e arqueólogo católico-romano Adolphe-Napoleon Didron disse: “A cruz tem sido adorada de forma similar, se não igual, à forma como se adora a Cristo; esse santo lenho é adorado quase da mesma maneira em que se adora o próprio Deus.”
Alguns dizem que, quando oram, a cruz os faz sentir-se mais perto de Deus. Outros a usam como amuleto, achando que ela os protege do mal. Mas será que os cristãos devem usar a cruz como objeto de adoração? Jesus morreu mesmo numa cruz? O que a Bíblia ensina a respeito disso?
O que a cruz simboliza?
Muito antes da era cristã, os antigos babilônios usavam cruzes como símbolos na adoração do deus da fertilidade, Tamuz. O uso da cruz se espalhou pelo Egito, pela Índia, pela Síria e pela China. Daí, séculos depois, os israelitas corromperam a adoração de Jeová com atos de veneração ao deus falso Tamuz. A Bíblia se refere a essa forma de adoração como ‘coisa detestável’. — Ezequiel 8:13, 14.
Os relatos evangélicos de Mateus, Marcos, Lucas e João usam a palavra grega stau·ros´ quando se referem ao instrumento de execução em que Jesus morreu. (Mateus 27:40; Marcos 15:30; Lucas 23:26) Essa palavra se refere a um poste, uma estaca ou um mastro. O livro The Non-Christian Cross (A Cruz Não-Cristã), de J. D. Parsons, explica: “Não existe uma única sentença em nenhum dos inúmeros escritos que formam o Novo Testamento que, no grego original, forneça sequer evidência indireta no sentido de que o stauros usado no caso de Jesus fosse diferente do stauros comum; muito menos no sentido de que consistisse, não em um só pedaço de madeira, mas em dois pedaços pregados juntos em forma de uma cruz.”
Alguns desenhos antigos mostram o uso de um único poste de madeira nas execuções romanas
Conforme registrado em Atos 5:30, o apóstolo Pedro usou a palavra xy´lon, que