jessica
Para tanto, faremos um estudo inicial de alguns conhecimentos essenciais, fundamentais para podermos discutir a sociedade. Em seguida, faremos um percurso por temas que envolvem a sociedade e sua relação com as culturas contemporâneas, a identidade, a mídia, o consumo, entre outros temas.
Para iniciar o debate, vamos estudar nesta aula um conceito que, por mais presente que esteja no nosso vocabulário cotidiano, ainda gera muita dúvida quando tentamos defini-lo com exatidão: o conceito de cultura.
Cultura
Para iniciar nossos estudos em Ciências Sociais, vamos abordar um conceito que irá permear em muito os estudos dessa disciplina. Falaremos de cultura.
A cultura, mesmo no senso comum, pode ser entendida de diversas formas. Falamos de alguém que tem ou não tem cultura, querendo dizer que este alguém é mais ou menos inteligente em função disso. Pode-se falar da cultura de um povo, de um país, ou ainda falar de cultura como sendo aquele elemento que distingue diferentes classes, em função do “nível cultural” de cada uma delas
Essas definições não são em si errôneas, elas só deixam de explorar a própria essência da cultura, que tem suas bases ainda nos primórdios da civilização e que, ao longo do processo evolutivo social, transformou-se e deu origem a outros significados.
A cultura é, antes de tudo, o elemento principal que separa os seres humanos de outros seres vivos. Ela é transmitida pela memória e por outros equipamentos de registro, por meio do aprendizado que ocorre de geração em geração.
Essa separação homem-animal se deu lentamente por meio do processo evolutivo.