Jeff Wall
FACULDADE DE BELA ARTES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Ano Letivo 2014/2015 | Fábio Colaço | Número 7927 | Escultura | 2º Ano
Jeff Wall é um artista, historiador de arte e professor. Nasceu no Canadá, mais precisamente em Vancouver, e atualmente é onde vive e trabalha.
A Sudden Gust of Wind (after Hokusai) ou Uma Súbita Rajada de Vento, é uma fotografia a cores impressa sobre uma transparência, de larga escala, colocada numa caixa de luz.
1. Jeff Wall, A Sudden Gust of Wind (After Hokusai), 1993, Transparência em caixa de luz, 229x337 cm, Tate Modern
Esta obra está inserida num conjunto de fotografias que, na sua forma de apresentação, viria a tornar-se o “meio de assinatura” de Wall – as transparências.
Retrata uma paisagem plana, aberta, dispa de muitos “ornamentos”, em que quatro figuras são meticulosamente colocadas no primeiro plano e congeladas pela rajada de vento produzida naquele espaço de tempo. Baseia-se numa xilogravura, do gravador japonês Katsushika Hokusai (1760-1849).
2. Katsushika Hokusai, A Sudden Gust of Wind, Estação de Yejiri, ca. 1832
Como na gravura de Hokusai, dois homens agarram os chapéus, enquanto um terceiro olha curiosamente para o céu. À esquerda, o corpo da mulher, em estado de choque, está com a cabeça escondida pelo seu lenço que lhe tapa o rosto. Na mesma personagem, um monte de papéis, anteriormente na mão, ou seja, uma memória da forma, recai sobre o centro da imagem e cria uma sensação de movimento, que contrariamente à paisagem de fundo sugere dinamismo. Duas árvores estreitas, também em primeiro plano, dobram com a força do vento e libertam folhas mortas, que se misturam com os papéis que flutuam na cena. Pequenas cabanas, uma fileira de postes elétricos evocam uma ideia muito industrial que se opõe novamente à paisagem. A via de terra batida, em que as personagens são colocadas, estende-se ao longo do primeiro plano