Jediísmo
Nova Religião dos Jedis
User
Matéria: Ensino Religioso
Nomes: Caroline Stephanie n° 03 Fernando Bordin n° 05 Geovani Braga Bucci n° 07 Joyce M. Koshimae n° 14 Nelson Kazuo n° 22 Rafael Cavazzani n° 26
Nome do Movimento: Jediísmo
Jediísmo é um novo movimento religioso não-teísta (Buscar a Iluminação ao a Libertação dentro de si próprio, sem recorrer a divindades exteriores.) baseado nas ideias filosóficas e espirituais dos cavaleiros Jedis de Star Wars.
Época e lugar de surgimento: A religião Jediísmo surgiu a partir dos anos 80, quando começaram a lançar os filmes do Star Wars.
Objetivo: O seu objetivo é alcançar um estado altruísta de compaixão imparcial para todos os seres vivos.
Os Jedis seguem sua própria filosofia básica:
Baseado na meditação de Odan-Urr
Não há emoção, há paz.
Não há ignorância, há conhecimento.
Não há paixão, há serenidade .
Não há caos, há harmonia.
Não há morte, há a força.
Isso ensina ao Jedi tentar entender todas as situações - particularmente antes de agir - para evitar erros de julgamento.
Mas conhecer uma coisa bem pode levar a outra complicação. Uma concentração obsessiva pode levar ao radicalismo (nublar a mente). Assim, vem a terceira regra: "Não há paixão, há serenidade". Conhecer uma coisa objetivamente é conhecer como a Força a conhece.
E é por isso que existe a quinta regra, "Não há morte, há a Força". A Força conhece todas as coisas objetivamente, é serena e não é balançada por emoções.
Assim, a filosofia Jedi ensina que antes de tomar qualquer decisão (ação), deve considerar a vontade da Força.
Se um for capaz de agir sem emoção, sabiamente e serenamente, então ele está agindo de acordo com a vontade da Força.
Celebrações que realizam: Não há celebrações, mas os Jedis pretendem transformar o Dia Internacional da Tolerância, da ONU, em "Dia Interestelar da Tolerância".
Curiosidades:
Em 2011, o censo no Reino Unido