Jean Jacques Rousseau
ROUSSEAU
Política
Biografia
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em
28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.
Nasceu já órfão de mãe, pois a mesma morreu durante o processo de parto, por isso foi educado pelo pai até completar 10 anos de idade. Teve que se afastar do pai na adolescência, então foi estudar numa rígida escola religiosa onde estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música. No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade.
Em 1746, conheceu Diderot e d’Alembert, quando estes dois preparavam o "Dicionário enciclopédico". Diderot propôs a Rousseau escrever os verbetes de música, o que Rousseau teve apenas três meses de prazo para fazer, trabalho pelo qual nada recebeu.
Biografia
Seu círculo incluía, Diderot e d'Alembert, também o barão de Grimm e o barão de Holbach.
Paul Henri Dietrich, barão de Holbach, era um ateu alemão muito rico que se estabeleceu em
Paris para fazer guerra contra a crença em Deus. Ele gastou recursos para publicar dezenas de livros, com o único critério de que fossem úteis à causa ateísta. Holbach tinha à sua mesa sempre Rousseau e outros enciclopedistas.
Em 1762, Rosseau publicou seus mais conhecidos e influentes trabalhos, Émile e o "Contrato social", que foram condenados pelo Parlamento de Paris em Junho do mesmo ano como contrários ao governo e à religião. Como passou a ser perseguido, foi abrigar-se na cidade de
Neuchâtel. No ano de 1765 decidiu se mudar para a Inglaterra aceitando o chamado do filósofo David Hume, além de ter adotado um pseudônimo. No ano de 1767 retornou à França e conheceu Thérèse Levasseur, com quem veio a se casar.
Biografia
No último dia de 1764 ele recebeu um panfleto anônimo,