Javascript2
Entre 1996 e 1999 uma concorrência feroz ocorreu entre Netscape e Explorer no lance do outro para se tornar o navegador mais popular. Durante esse tempo, as duas empresas desenvolveram novas tecnologias, tais como CSS, que prejudicaram as esperanças de Eich de revolucionar a web com Javascript.
Javascript tem se transformado na linguagem de programação mais popular da web. Inicialmente, no entanto, muitos profissionais denegriram a linguagem pois ela tinha como alvo principal o público leigo. Com o advento do Ajax, (foi gerado por Jesse James Garret, em fevereiro de 2005) Javascript teve sua popularidade de volta e recebeu mais atenção profissional. O resultado foi a proliferação de frameworks e bibliotecas, práticas de programação melhoradas e o aumento no uso do Java Script fora do ambiente de navegadores, e nos dias de hoje ela está entre as 10 linguagem de programação mais usada e, a principal linguagem para programação client-side em navegadores web.
Em 1996 Netscape anuncia JavaScript para Ecma internacional
Entre 1996 e 1999 ocorre a concorrência entre navegadores.
Javascript aceitação do público de programadores profissionais.
Ajax (é o uso metodológico de tecnologias como JavaScript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas