JavaScript
A linguagem JavaScript ao contrário do que muitos são induzidos a acreditar, não é nenhuma extensão do JAVA. É muito comum encontrarmos dúvidas sobre o uso do JavaScript em fórum sobre JAVA e vice-versa.
O JavaScript foi desenvolvido pela Netscape e, originalmente, se chamava LiveScript. Mais tarde resolveram trocar o nome para mostrar sua proximidade com o JAVA, ainda que sejam linguagens totalmente distintas. Por ser uma linguagem interpretada, códigos JavaScript são escritos em forma de texto e na linguagem (em Inglês) compreensível por nós.
Mais tarde, um interpretador, disponível em todos os navegadores mais populares, transforma essa linguagem humana em linguagem de máquina. Por esta razão, códigos-fonte de programas JavaScript não podem ser ocultos aos olhos do usuário final.
Inserção de códigos JavaScript em documentos HTML.
Quando se inicia o estudo de HTML e mais precisamente dos formulários de envio de dados, muitas dúvidas surgem, as quais a HTML não consegue responder: como é possível evitar que o usuário digite letras no campo idade? Como garantir que os dados obrigatórios foram preenchidos?
Com o tempo percebe-se que as respostas não estavam no HTML e sim em outras linguagens que poderiam auxiliar, trabalhando em conjunto com a HTML.
Vamos começar primeiro com os Formulários em HTML e depois inserimos o JavaScript neles.
O formulário representa o modo mais importante de interatividade que o HTML oferece. Um formulário pode possuir vários campos nos quais o usuário pode interagir de formas diferentes para que os dados sejam enviados para o servidor.
Com ele você pode criar uma área de recados em sua página, uma página de cadastramento de usuários ou clientes, um campo de sugestões, E-commerce, pesquisas de campo, entre outros.
Formulário
A tag usada é é o contêiner que envolve um conjunto de dados, em que vamos definir como e para onde os dados serão enviados.
Seus atributos são: