JAPÃO
______________________________________________________________________
Yukiko Muramoto
O ESBOÇO HISTÓRICO DO JAPÃO NA ERA MODERNA
A era moderna do Japão começou no final de 1860, quando a Restauração Meiji parou o sistema do feudalismo. A primeira constituição ao estilo europeu, munida de um parlamento, mantendo a soberania do imperador: o chefe do exército e da marinha, e com os poderes executivo e legislativo. Adoração ao imperador foi enfatizada e ensinada nas escolas. Após a Segunda Guerra Mundial, uma mudança profunda ocorreu na sociedade japonesa. A nova Constituição deu o poder ao povo e fez do Japão uma nação pacífica e democrática. Em contraste direto com a Constituição Meiji, o imperador agora não tem poder relacionado ao governo, mas ainda é considerado o símbolo do Japão e da unidade do povo japonês.
CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS
O Japão é um arquipélago constituído por cerca de 7.000 ilhas, localizado ao largo da costa nordeste da Ásia, entre o Mar do Japão e o Oceano Pacífico Norte. Fica acerca de 3.000 km de comprimento, de nordeste a sudoeste, com uma área de cerca de 380.000 km2. Hokkaido, a ilha mais ao norte, é fria como no Canadá, enquanto cadeias de ilhas mais ao sul têm clima semelhante ao das ilhas do Caribe. Três quartos do seu solo é formado por cadeias montanhosas. A população atual do país é de aproximadamente 127 milhões de habitantes. Tóquio é a capital, com 12 milhões de habitantes. As áreas urbanas são densamente povoadas e mais de 40 por cento da população vivem em torno das três maiores áreas metropolitanas de Tóquio, Osaka e Nagoya.
ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE A organização econômica
O Japão pós-guerra é um país altamente industrializado. A percentagem da população ativa nos setores primário (por exemplo, a agricultura, silvicultura e pesca) foi de apenas 5,3 por cento em 1998, comparado com 31,5 por cento em indústrias secundárias (por exemplo,