Japão na Copa do Mundo
CAPITAL DO JAPÃO: Tóquio
CONTINENTE: Ásia
NO QUE SE DESTACA: Atualmente, o Japão é a segunda maior economia do mundo. Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.
Futebol no Japão
O futebol no Japão, de esporte pouco conhecido e praticado no país há poucos anos atrás, passou à atual condição de terceiro esporte mais popular do país, conquistando prestígio e milhões de torcedores no arquipélago, principalmente após a Copa de 2002 – a primeira realizada na Ásia e a primeira sediada por dois países: o Japão e a Coréia do Sul.
História da Seleção Japonesa de Futebol
O primeiro resultado expressivo da seleção japonesa foi a medalha de bronze nas Olimpíadas de 1968. Entretanto, o país não contava com uma liga profissional e o esporte mais popular era o beisebol.
Entretanto, este panorama começou a mudar com a profissionalização do futebol e a criação da J-League em meados da década de 1990. O primeiro resultado expressivo foi a conquista da Copa da Ásia de 1992, sediada no próprio Japão. A conquista concedeu à seleção o direito de participar da Copa Rei Fahd de 1995, onde foi eliminado após duas goleadas.
A melhora também foi sentida nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, onde o Japão só foi eliminado na última rodada em um jogo que ficou conhecido por Agonia de Doha. Conseguiram sua primeira classificação para a Copa do Mundo de 1998, da qual foram eliminados ainda na fase de grupos.
A seleção japonesa vem conseguindo participar de todas as edições da Copa do Mundo desde então. Em 2002, sediou o evento em conjunto com a Coreia do Sul, alcançando as oitavas de final. Em 2006, foi novamente eliminado na fase de grupos. Em 2010, chegou novamente as oitavas de final, na qual foi eliminado.