Janela Aberta
Do ponto de vista da fisiologia o que pode estar acontecendo com o aluno:
O sistema imune tem vários componentes humorais e celulares em diferentes compartimentos do corpo, e pode ser dividido em imunidade inata e adaptativa. A resposta inata é composta por macrófagos, neutrófilos, células matadora natural (natural killer), e fatores complementares, como defensinas. Além disso, a resposta inata constitui a primeira linha de defesa contra agentes estranhos. Sugere se que alterações do sistema imune inato esta exacerbada em resposta ao exercício físico. O sistema imune adaptativo é composto por linfócitos e fatores secretados, tais como anticorpos, parece ser pouco afetado pelos esforços atléticos, apesar do fato de que alguns trabalhos têm relatado alterações na proliferação de linfócitos e concentração de imunoglobulina salivar.
Vários estudos apresentam evidências que o exercício físico crônico moderado diminui a incidência de infecções, como o resfriado, muito comum durante treinamento intenso, em contraste, está associado ao aumento de infecções do trato respiratório superior. O efeito positivo do exercício físico em outras doenças também foi reconhecido, há evidências crescentes de que um estilo de vida que inclui atividade física oferece proteção contra muitas doenças.
O exercício físico atua sobre o sistema imunitário promovendo várias alterações. As células mais afetadas incluem linfócitos, macrófagos e neutrófilos, enquanto pouco se sabe sobre os efeitos sobre os eosinófilos e basófilos.
Por que a Vias aéreas superiores são constantemente atingidas:
O aluno por fazer exercício físico de forma intensa e não ter o devido descanso se torna vulnerável a tais infecções.
O que significa o termo Janela Aberta:
Período no qual os atletas estão mais susceptíveis a infecções. Geralmente ocorre depois de sessões exaustivas de exercício, podendo estar elevado durante a primeira ou segunda semana após eventos como maratona e de