Jane austen
Língua estrangeira moderna- Inglês e artes
Prof.ª Fernanda e Maria Inês
Sumário
* Influência do movimento 1 * Jane Austen 2 * Orgulho e Preconceito 3 * Bibliografia 4
Influência do movimento
Jane Austen pouco se importava com os movimentos históricos que explodiam em sua época e as Guerras napoleônicas mal chegam a ser mencionadas em suas obras. Ela tenta tão-somente mostrar um pequeno segmento da sociedade inglesa de sua época, o anestesiado pequeno mundo das famílias rurais com um razoável padrão de conforto; este mundo fornece todo o material que ela precisa. O interesse primordial de Jane Austen está nas pessoas, não nas ideias, e seu êxito reside na apresentação meticulosamente exata das situações humanas, no delineamento de personagens que são efetivamente criaturas vivas, com defeitos e virtudes, tal como na vida real.
Pag. 1
Jane Austen (1775-1817) Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson.
Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Depois conseguiu publicar o romance Sense and Sensibility (1811), cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e