Jackson Silva Oficial
Muitas vezes queixamo-nos de dores no estômago mas não damos valor por ser uma dor sem grande intensidade, mas quando esta dor se repete e repete por várias vezes, temos de fazer algo. Neste trabalho vamos falar sobre as causas, os sintomas e o que se deve fazer e tomar para tratar a acidez estomacal, muitas vezes vulgarizadas como dores de barriga ou dor de estômago.
Desenvolvimento
O estômago humano produz naturalmente um líquido ácido que ativa enzimas digestivas que quebram a maioria dos alimentos consumidos por nós. No entanto, o excesso de ácido do estômago pode causar problemas graves e sintomas dolorosos. O sintoma mais comum associado com excesso de ácido estomacal é azia, onde o excesso de ácido é transferido para o esôfago e causa uma sensação de queimação perto do coração. Uma boa maneira de se livrar desse excesso de ácido é não comer muitos alimentos picantes, já que eles podem causar inflamação do tecido do estômago e, quando freqüentes, podem causar graves danos também ao tecido do esôfago e da garganta. A acidez estomacal pode ser evitada seguindo alguns passos básicos para ajudar a regular os níveis de pH de seu estômago.
Porque ficamos com acidez no estômago?
A acidez é uma sensação de que o estômago está a “queimar”.
A acidez no estômago resulta de perturbações gástricas, que podem ser hiperacidez (excesso de suco gástrico no processo digestivo) ou a hipoacidez (taxa de suco gástrico abaixo do necessário para o processo digestivo).
De um modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcóolicas, uso constante de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos, o café, o chocolate e também molhos à base de tomate, entre outras combinações de alimentos.
Quais os sintomas da acidez no estômago?
Uma forte sensação que o estômago está a “queimar”, produção excessiva de gases intestinais, mau-hálito, falta de apetite, dores fortes