ITED
ITED- Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios e inclui a legislação que determina os aspetos relacionados com as infraestruturas para suportar serviços de telecomunicações em edifícios e a regulamentação técnica dos projetos e das instalações dessas mesmas infraestruturas. O projeto de telecomunicações do edifício é o primeiro passo para garantir a correta instalação das infraestruturas e assegurar uma utilização eficaz, cómoda e segura dos serviços de telecomunicações. Para definir as infraestruturas obrigatórias a instalar nos edifícios e determinar os requisitos mínimos a salvaguardar. O objetivo é criar uma solução de telecomunicações harmoniosa, eficaz e simples, sem fios pela casa, integrando todo o equipamento multimédia num armário técnico.
Rede Coletiva de Cabos Pares de Cobre
Qual a quantidade mínima de pares de cobre?
Como manual ITED na parte do projeto na rede coletiva de cabos pares de cobre diz que há obrigatoriedade de 4 pares de cobre por fração autónoma. Por isso como temos duas frações autónomas é 4*4= 16. Com base no regulamento tem que calcular quantidade mínima de pares de cobre por multiplicação do resultado anterior por 1,2 (sobredimensionamento de 20%), por isso 16*1.2=19.2.
Determinar qual o cabo normalizado a utilizar
O valor mais aproximado é 1 cabo com 20 cabos de pares de cobre.
Determinar o que fazer com os pares de cobre de reserva
Os pares não utilizados (pares de reserva) devem ficar distribuídos ao longo do edifício nas caixas de derivação e no secundário do RG-PC ou do RG-PC+.
Cálculo do dimensionamento do secundário do RG-PC
Como utilizámos 20 cabos de pares de cobre, será necessário duas unidades modelares porque cada uma permite 10 ligações de pares de cobre.
Cálculo do dimensionamento do primário do RG-PC
Para calcular o número de unidades modelares que constituem o secundário dimensiona-se o primário do RG-PC com base no seguinte critério:
Nº de