Dermatoses
O que é a pele e por que protegê-la
A pele é o maior órgão do corpo humano e atua em funções extremamente importantes para a vida:
Barreira de proteção;
Sensibilidade física;
Regulação da temperatura;
Sintetização de vitaminas;
Sustentação para outros órgãos;
Indicativo de diagnóstico para certas doenças.
O que é dermatose ocupacional
É qualquer alteração de pele, mucosa e anexo, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho.
Como se adquire uma dermatose ocupacional
A dermatose ocupacional pode ser adquirida através da exposição do trabalhador a agentes: químicos, físicos ou biológicos acima dos limites de tolerância permitido por
Lei e sem proteção adequada.
Classificação das dermatoses
As dermatoses ocupacionais podem ser classificadas como irritantes ou alérgicas e tem maior incidência em atividades de:
Cabeleleiros, profissionais da saúde, profissionais de limpeza, operários da construção civil, trabalhadores da indústria alimentícia, de tintas e metalúrgica.
Dermatose de contato por irritação
Num primeiro contato da pele com um agente irritante, a epiderme pode perder sua barreira de proteção inicial permitindo que a derme fique exposta.
O membro atingido pode apresentar sangramentos, infecções e lesões mais severas e o trabalhador pode até perder a capacidade de utilização do membro.
Dermatose ou eczema alérgico
O trabalhador é susceptível em relação ao agente químico mesmo em baixas concentrações ao que ele está exposto ou em ambiente controlado.
Principais agentes causadores
Cloreto de cobalto;
Cimento;
Tintas, colas e solventes em geral;
Luvas de borracha;
Bicromato de potássio;
Mercapto-mix;
Resina epoxi;
Corantes.
prevenção
As empresas devem adotar medidas coletivas de prevenção, como por exemplo, realizar exames periódicos e orientar o trabalhador.
O