IT pm.
Parte a ser Examinada: Soldas Transversais
Condição da Superfície: Pintada
Iluminação: 350 Lux
Temperatura: 35 º C
Defeitos a Detectar: Trincas do Processo de Soldagem
1. INTRODUÇÃO Esta instrução técnica estabelece as condições necessárias para a execução do ensaio por Partículas Magnéticas via úmida Colorida utilizando a técnica do Yoke eletromagnético de corrente alternada, em Soldas Transversais de Ponte Rolante, conforme o procedimento PR-003 Revisão 9 (Out.2008)
2. PESSOAL AUTORIZADO
A execução do ensaio deverá ser realizada por profissional qualificado pelo SNQC/END/ABENDI em PM-N2-SY ou PM-N1-SY. O laudo somente poderá ser emitido por profissional qualificado em PM-N2-SY pelo SNQC/END/ABENDI.
3. PRODUTOS E EQUIPAMENTOS A SEREM UTILIZADOS
3.1 Partícula Magnética Colorida, trapo de pano ou papel absorvente, solvente, Esmerilhadeira e escova circular, Removedor, Revelador, água e distensor.
3.2 Yoke eletromagnético de corrente alternada e pernas articuladas, luximetro, padrão circular, padrão de 5,5kg, borrifado manual ou tubo decantador tipo pêra, escovada de aço,medidor de temperatura, trena e luminária de luz Branca.
3.3 Os produtos a serem utilizados devem estar dentro do prazo de validade e os equipamentos devem estar calibrados e com a data de vencimento da calibração em dia.
3.4 As Partículas Magnéticas devem possuir características geométricas, magnéticas e de visibilidade que proporcionem, na condição do ensaio, mobilidade, contraste e sensibilidade adequada.
3.5 A suspensão das partículas magnéticas deve ser preparada de acordo com as recomendações do fabricante e a concentração de partículas magnéticas no veiculo utilizado deve ser verificada no tubo decantador tipo pêra no inicio do trabalho e a cada 04 (quatro) horas.
3.6 O Yoke deve ser testado a cada inicio de trabalho e a cada 08 (oito) horas, através do levantamento de massa com o padrão de 5,5Kg ou sempre