isomeria
A isomeria plana se subdivide em: de função, de cadeia, tautomeria, posição ou de compensação. Para a isomeria espacial, tem-se a geométrica (ou cis-trans) e a óptica.
Isomeria Plana de Função
Na isomeria de função, alguns átomos (geralmente oxigênio) mudam de posição na cadeia carbônica e alteram a função química do composto – diferente da isomeria de compensação, onde essa permutação não altera a função química.
SOMERIA DE METAMERIA OU COMPENSAÇÃO
Esta isomeria ocorre entre isômeros que pertencem à mesma função mas diferem na posição de um heteroátomo na cadeia carbônica.
O heteroátomo deve sempre estar entre carbonos.
É preciso seguir a ordem abaixo para classificar as substâncias que apresentam esse tipo de isomeria (constitucional). A função química é mais importante que a cadeia, etc:
1. Função: Ocorre quando há compostos de funções químicas diferentes, porém com a mesma fórmula molecular e propriedades diferentes. Um prático exemplo é a propanona (cetona) e o propanal (aldeído), que apesar da fórmula molecular ser idêntica (C3H6O), são de funções distintas.
2. Cadeia: Ocorre quando há dois compostos pertencentes à mesma função química, com a mesma fórmula molecular, porém com fórmulas estruturais diferentes.
Exemplos:
a) cadeias abertas e fechadas: propeno e ciclopropano (ambos são hidrocarbonetos de fórmula C3H6)
b) cadeias principais abertas/fechadas com número diferente de átomos de carbono
3. Posição: Ocorre quando há variação de um radical ou insaturação. Pertencem, portanto, à mesma função química.
4. Compensação ou Metameria: Os isômeros pertencem à mesma função química, mas diferem na posição do heteroátomo, ou seja, um átomo diferente de carbono e