Iso14001
Uma pergunta que os gestores de diversas organizações frequentemente fazem é: como é possível aplicar conceitos de Sustentabilidade e se manter competitivo, num ambiente cada vez mais agressivo, com relação à redução de custos e posicionamento das empresas no mercado, junto a seus consumidores?
O diferencial competitivo de uma organização depende das características de seus produtos e serviços e do cenário econômico, mas vai necessariamente depender do modelo de gestão traçado pelas pessoas que as dirigem. Afinal, qual é a relação que a competitividade tem com a Sustentabilidade? O desenvolvimento social, ambiental e econômico, tripé da Sustentabilidade, não pode estar atrelado a uma conduta predatória e antiética, caso contrário, estará levando esta “competição” a níveis indesejáveis, junto às empresas concorrentes e o mercado consumidor.
No lado das organizações, a competitividade teria outra definição caso estas não fossem geridas por pessoas. A competição faz parte da sobrevivência do homem desde seus primórdios e geneticamente faz parte da natureza humana. Ser competitivo é uma condição natural, que varia somente no grau de intensidade e na forma. A diferença básica entre Sustentabilidade e Competitividade está na atitude individual. É preciso acreditar na mudança do que parece ser um paradigma e, para isto, cada pessoa precisa entender o importante papel que desempenha na transformação de uma sociedade. E é aqui que entra a Sustentabilidade. A adoção da Sustentabilidade, além de ser uma medida ética e positiva, também ganha um espaço cada vez maior na questão da aceitabilidade dos consumidores.
A população têm se mostrado mais preocupada com mudanças climáticas e consumo consciente, e disposta a até pagar mais caro por produtos e serviços que possam contribuir para um Mundo melhor. Algumas empresas, sabendo disso, têm exagerado em sua comunicação e