ISLAMISMO
LINCHAMENTO,
A violência nunca foi uma novidade na sociedade humana. A violência sempre existiu e vêm aumentando consideravelmente, seja ela, entre pessoas, estados, países, grupos ou tribos, enfim. Um crime que muito se tem noticiado na atualidade é o linchamento. Linchar uma pessoa significa fazer justiça com as próprias mãos, executar uma pessoa sem observar a lei e sem dar-lhe o direito de defesa. É cometido contra uma pessoa que, supostamente, cometeu um delito que causou grande revolta na população. É um crime que pode ser punido ou como homicídio ou como lesão corporal (leve, grave, gravíssima). Mas qual motivo leva as pessoas a cometerem esse ato? Vários fatores estão envolvidos nessa questão, mas nada que justifique tal atitude. As pessoas acabam deixando-se levar pela sensação de impunidade, pela ausência do “Estado”, pelo próprio estado emocional, entre outros.
O ser humano não consegue viver de forma isolada, precisa interagir com outros indivíduos para conseguir os meios que necessita para sua própria sobrevivência. Assim surgiu a sociedade (agrupamento humano). Uma “sociedade” não existe sem organização, sem estrutura para as suas funcionalidades, então ela mesma criou mecanismos para manutenção e reprodução da sociedade (aparelhos ideológicos e repressivos do Estado). Sua finalidade é colocar ordem, organizar e limitar os comportamentos humanos, pois em meio ao caos a sociedade desaparece.
O recente caso de linchamento de uma mulher inocente, casada, dona de casa e mãe de duas filhas, no Guarujá, litoral de São Paulo, deixa evidente alguns aspectos atuais sobre o mundo em que vivemos, a realidade como ela é, aqui, agora. Percebe-se nesse caso, múltiplas falhas do Estado, das instituições do Estado, da sociedade, das pessoas em si. Os meios de comunicação, que são aparelhos