Islamismo
- O islã teve origem na Arábia e ainda hoje está intimamente relacionado à cultura árabe.
- Religião monoteísta (quando há a existência de somente um Deus, no caso Alá)
- Revelada por Maomé (Mohamed), ultimo profeta do Deus Alá.
- Mohamed começou sua pregação aos 40 anos, na região onde está a Arábia Saudita.
- Segundo a tradição, o arcanjo Gabriel lhe revelou a existência de um Deus único.
- Perseguido em Meca por sua mensagem monoteísta, emigrou para Medina em 622. Essa viagem, chamada Hégira, marca o início da era islâmica.
- Deus falou ao homem por intermédio de seu profeta Maomé, o último de uma linha de profetas que ele enviou à humanidade: Adão, Abraão, Moisés, Davi e Jesus. Originalmente, Maomé se considerava parte da comunidade judaico-cristã. Aos poucos ele se distanciou tanto dos judeus como dos cristãos. Logo de início os judeus apontaram que Maomé cometera erros em sua reinterpretação das narrativas do Antigo Testamento. Maomé não aceitou a acusação: as revelações que recebia eram a Palavra de Deus; assim, os judeus é que deviam ter distorcido o significado de suas escrituras sagradas.
- Os muçulmanos resumem a sua doutrina em seis artigos de fé:
1. Crença em um Deus: os muçulmanos acreditam que Alá seja o único, eterno, criador e soberano;
2. A crença nos anjos;
3. A crença nos profetas: os profetas são os profetas bíblicos, mas termina com Maomé como o último profeta de Alá;
4. A crença nas revelações de Deus: os muçulmanos aceitam certas partes da Bíblia, como a Torá e os Evangelhos. Eles acreditam que o Alcorão seja a perfeita a preexistente palavra de Deus.
5. Crença no último dia de julgamento e na vida futura: todos serão ressuscitados para julgamento no paraíso ou inferno.
6. Crença na predestinação: os muçulmanos acreditam que Alá decretou tudo o que vai acontecer. Os muçulmanos atestam a soberania de Deus com sua frase frequente, inshallah, ou seja, "se Deus quiser".
Rito
-