Islamismo
Ji-Paraná, 2014/1
Introdução
A palavra Islã (cuja transliteração correta a partir do idioma árabe é Islam) significa "submissão". Sua origem etimológica é, no entanto, rica em significados e uma explicação a seu respeito revela aspectos importantes da fé muçulmana.
Como em todas as línguas semíticas, as palavras do idioma árabe que guardam relação de significado entre si possuem uma mesma raiz consonantal, normalmente de três letras. A raiz da palavra Islã é composta pelas letras "s", "l" e "m". Trata-se do mesmo grupo de consoantes que formam a palavra árabe "salam", que significa paz.
Isso quer dizer que, para o Islamismo, a submissão sem reservas à vontade de Deus Altíssimo é a verdadeira fonte de paz. Conhecer as leis de Deus (fé, amor ao próximo, respeito mútuo, caridade, fraternidade, tolerância, entre outras) e praticá-las no dia-a-dia pavimenta o caminho para o encontro da verdadeira paz.
A religião Islâmica
O Grande Fundador do Islamismo é Maomé o nome vem de Mohmmad e significa ''altamente louvado''. Nasceu em Meca, na atual Arábia Saudita, provavelmente no ano 570 d.C. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes religiões.
Em Medina, Maomé e bem acolhido e reconhecido como Líder Religioso, conseguiu unificar e estabelecer a paz entre as tribos e implantado a religião mulçumana. Maomé diz ter tido uma visão no monte Hira, ao norte de Meca onde lhe foi ordenado que pregasse. Para o Muçulmano o único Deus verdadeiro é Alá e não aceitam o conceito da trindade. O pecador não pode aproximar-se do Deus muçulmano, tão perfeito e santo que só se comunica com a humanidade através de uma serie de anjos e profetas. O Profeta Maomé é superior a ele. Jesus não é filho de Deus, nem de uma pessoa da Trindade ele não livrou os pecados de ninguém, embora fosse um homem sem pecado.
Já Reconhecido como líder religioso e