Islamismo
• História: contexto, região e religião CONTEXTO HISTÓRICO
CONTEXTO
• Surgido no século VI na Arábia, região do Oriente Médio que era habitada na época por cerca de 5 milhões de pessoas. “Eram grupos tanto sedentários como nômades, organizados em tribos e clãs. A população era na maioria politeísta, mas existiam algumas tribos judaicas e algumas de tradição cristã”.
Nesse contexto surgiu o criador do islamismo, o profeta Maomé, chamado de Muhammad pelos muçulmanos. REGIÃO
REGIÃO
• O islão (ou islã, no Brasil) nasceu na Arábia, no século
VI ( oriente médio ) região à qual os árabes se referem como Jazirat Al-'Arab, "a ilha dos árabes", o que denota o seu caráter isolado, separada da África e da Ásia pelo mar.
Hoje, como demonstrado no mapa anterior, ocupa grande parte dos continentes africano, asiático e oceânico.
O mapa acima demonstra a distribuição do islamismo no mundo. A subdivisão por cores mostra a Europa e os EUA com uma média de 5 a 10% da população composta por mulçumanos, bem como nossa vizinha Argentina ( pais com maior concentração de muçulmanos na américa do sul ), a região da Ásia setentrional com cerca de 20% e o norte da
África, juntamente com a parte sudoeste da Ásia e parte da
Oceania com predominância de 90 a 100% de muçulmanos.
RELIGIÃO
É uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão ou Alcorão, um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus, chamado de Alá, e pelos ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Os adeptos à essa religião são chamados de muçulmanos.
MAOMÉ
MAOMÉ
•
Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Aos
40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo
Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém