Islamismo
Breve histórico
O Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão (ou Corão). A religião é conhecida também como Islã, do árabe الإسلام , al- islām.
Para os muçulmanos, o islamismo surgiu desde os primeiros tempos, desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, o primeiro profeta de muitos outros, sendo o último deles Maomé.
Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islamismo já tinha se difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o islamismo atingiu a Anatólia, os Bálcãs e a África subsariana. As recentes migrações de populações muçulmanas no sentido da Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios. A mensagem do islamismo caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.
Crenças O Islamismo prega seis crenças principais:
1. A crença em Alá (Allah), único Deus existente.
A fé Islã tem a crença estrita no monoteísmo, ou seja, Deus é único, nada se iguala a Ele. Cada capítulo do Alcorão (com a exceção de um) começa com a frase "Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso". Há uma passagem no Alcorão que ilustra bem esse monoteísmo:
“Ele é Deus e não há outro deus senão Ele, Que conhece o invisível e o visível. Ele é o Clemente, o Misericordioso!
Ele é Deus e não há outro deus senão ele. Ele é o Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, o Vigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande! Que Deus seja louvado acima dos que os homens Lhe associam!
Ele é Deus, o Criador, o Inovador, o Formador! Para ele os epítetos mais belos”
2. A crença nos Anjos,