A cruz
- há três impactos: * Psicológico – sentir a vida do holocausto se esvaiando em suas mãos. * Financeiro – tinha que ser a melhor oferta. * Espiritual – o pecador entendia que o pecado o separava de Deus, e a pena para isto era a morte. relação da cruz x expiação (gl3:13)
- quando havia pecador em Israel, ele era apedrejado, depois pendurado num madeiro. * Para lembrar o povo da justiça divina de Deus. * Para mostrar a humilhação. * Mostrar que todo o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus. * (dt 21:23)
- Jesus para nos salvar ele precisaria fazer uma expiação por nós. * Sofreu no getsêmani. * Por isso ele apanhou. * E se fez maldito para Deus, por que clamou “Eli, Eli... (MT 27:46) * Em tudo foi tentado, mas sem pecado (hb 4:15)
- Jesus temia esse momento em que Deus o desamparou, logo no getsêmani por que orou “se possível afaste de mim esse cálice” (MT 26:39) A entrega da vida para cruz
- Jesus morreu para que tivéssemos acesso á Deus, pois o pecado nos separa dele. (rm 3:23) * O urso e o mel. descrição da morte de Jesus – visão médica * No getsemani (lc 22:44) o suor com lagrimas é um fenômeno raro. Para que aconteça é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento, causado por uma profunda emoção, por um grande medo. * A flagelação. Ocorre com dois carrascos, um de cada lado, os chicotes são feitos com tiras de couro pesadas, e na ponta há bolinhas de metal e ossos pontiagudos. O sangue espirrou. * Escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que da acácia, os espinhos penetraram e começou a