Isaac newton versus cristian huygens
- Qual o modelo defendido por Cristian Huygens? Que fenômenos sofridos pela luz podem ser explicados por este modelo?
- O que levou Huygens a rejeitar o modelo proposto por Newton?
- Qual dos dois estava certo, Newton ou Huygens?
Isaac Newton versus Cristian Huygens
As definições sobre a propagação da luz no século XVII incentivou os estudos de Isaac Newton (1643-1727), que apresentou suas conclusões em seu livro Ópticam “Opticks, or a Treatise of the Reflexions, Refractions, Inflexions and Colours of Light,” publicado pela primeira vez em 1704.
A teoria de Newton sobre luz e cores presente no Óptica exerceu grande influência sobre os estudos de óptica desenvolvidos no início do século XVIII na Grã-Bretanha e Europa. O Livro I e as Questões do Livro III foram as partes da obra que mais chamaram a atenção dos pesquisadores desse período.
(Cibelle Celestino Silva; Breno Arsioli Moura, Rev. Bras. Ensino Fís. vol.30 no.1 São Paulo 2008.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000100016&script=sci_arttext). Nele Newton defende a teoria corpuscular da luz na qual considerava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente sobre uma superfície. Observou a dispersão da luz por um prisma nas cores do arco-íris e muito estudou este fenômeno. Ele explicou essa dispersão, assumindo que a luz é composta por muitos tipos de minúsculas partículas, cada tipo correspondente a uma cor, todas misturadas, viajando à mesma velocidade. discutiu também outros aspectos da óptica, tais como associação entre cor e refrangibilidade; teoria das cores, natureza da luz, explicação para os fenômenos atualmente conhecidos como polarização, interferência e difração. Segundo Bassalo É oportuno