ISA 330
Respostas do Auditor aos Riscos Avaliados
3º Ano Gestão de Empresas
Carla Mendes
Sara Carreira
Procedimentos relacionados com riscos avaliados de distorção material ao nível de asserção
O auditor para avaliar uma empresa deve conhecer o seu funcionamento mínimo, bem como os procedimentos adicionais de auditoria.
Procedimentos:
•
•
•
Natureza
Tempestividade
Extensão
Permitem dar uma resposta fiável.
Devem-se executar testes de controlo quando verifica a necessidade de detetar ou evitar uma distorção material numa asserção. Na utilização de controlos diferentes em diferentes momentos durante o mesmo período, cada procedimento deve ser considerado separadamente. Níveis de Asserção
Natureza
Os riscos avaliados pelo auditor podem afetar não só os tipos de procedimentos de auditoria a serem executados e a sua combinação.
Os motivos para avaliação de um risco são extremamente relevantes na determinação da natureza dos procedimentos.
Exemplo: As práticas habituais e uniformes da entidade deverão ser avaliadas pelo auditor para confirmar a autenticidade.
Os testes aplicáveis nesta asserção proporcionam mais segurança do que só a observação uma vez que esta só é pertinente no momento da sua realização.
A natureza do controlo influencia o tipo de procedimento para obter prova de auditoria.
Exemplo: Se na eficácia operacional existe evidência por documentação, o auditor pode inspecioná-la de modo a que obtenha provas de auditoria relativamente à eficácia em questão.
Tempestividade
Um auditor pode executar o controlo em qualquer altura do ano (após um período) relacionando o risco com a eficiência da avaliação.
Quanto maior for o risco de distorção material, maior probabilidade existe de o auditor executar os procedimentos no final desse mesmo período.
Exemplos de ações de procedimentos de auditoria executadas no final do período:
• Conciliações bancárias;
• Transações realizadas pela entidade