Ircuito eletrico com divisor de corrente e divisor de resistencia
Em eletrônica, um Divisor de Tensão, também chamado “Divisor de Resistência”, é uma técnica de projeto utilizada para criar uma Tensão Vo (tensão de saída) que é proporcional a outra Tensão Vi (tensão de entrada). O Divisor de Tensão, cuja Resistência é variável, é designado por Potenciómetro, Figura 1.
[pic]
Figura 1: Esquema simbólico de um Potenciômetro
A Figura 2; logo abaixo; é um circuito que explica o princípio de um Potenciômetro.
Uma Resistência R é dividida, pelo Contato Deslizante, em duas Resistências, R1 e R2, que estão ligadas em Paralelo, respectivamente, às duas Lâmpadas Eléctricas, B1 e B2. Os dois circuitos em Paralelo estão por sua vez ligados em Série com a Fonte de Alimentação de Tensão V.
[pic]
Figura 2: Esquema Equivalente do Circuito
Como as Resistências R1 e R2 variam devido ao movimento do Contato Deslizante, as Tensões, V1 e V2, nos terminais de cada uma das Lâmpadas Elétricas também variam. Uma vez que a soma R das Resistências R1 e R2 é uma constante, uma das Lâmpadas Eléctricas torna-se mais brilhante, enquanto que a outra se torna menos brilhante. Também pode verificar que a soma das Tensões, V1 e V2, nos terminais de cada Lâmpada Eléctrica é igual à Tensão V da Fonte de Alimentação.
O potencial da fonte dividi-se entre as resistências R1 e R2 em proporção direta ao valor de suas resistências, demonstrando o princípio da divisão de tensão para dois resistores em série. Vemos que a maior tensão aparece sobre o maior resitor.
Neste circuito, dois resistores são conectados em série como no diagrama a seguir:
[pic]
A tensão de saída, Vout, é dada pela fórmula
[pic]
A partir desta fórmula, fazendo R1 = R2, temos que
[pic]
Desta forma podemos obter qualquer fração entre 0 e 1 da tensão V_{in}.
Note que esta regra funciona apenas caso o divisor não possua nenhuma carga, ou seja, a resistencia de carga é infinita e