ipv6
Desde o início de 1997 os fabricantes de softwares dos equipamentos de redes começaram a incluir o novo protocolo em seus equipamentos.
Devido aos mecanismos e recursos para pacotes IPv4 e IPv6 redes IPv4 pode trafegar pacotes IPv6, e pacotes IPv6 pode trafegar em redes IPv6. Os protocolos IPv4 e IPv6 podem trabalhar em conjunto e são compatíveis em relação a endereçamento, roteamento e DNS.
8 Protocolo ICMPv6
O IPv6 utiliza o ICMP – Internet Control Message Protocol para relatar erros de pacotes que não podem ser processados, enviar informações sobre o status da rede e realizar diagnósticos.
Todas as mensagens ICMPv6 possuem o mesmo formato geral, composto por tipo, código, checksum e a variável do corpo. 8.1 Cabeçalho ICMPv6
Os campos do cabeçalho do ICMPv6, são:
• Type – Indica do tipo de mensagem ICMPv6. Campos com 8 bits.
• Code – Também com 8 bits, este campo diferencia entre várias mensagens em um tipo de mensagem.
• Checksum – Armazena um checksum da mensagem ICMPv6. Este campo possui 16 bits.
• Message body – Contém os dados da mensagem ICMPv6 específica.
Tipos de mensagens ICMPv6
O ICMPv6 é semelhante ao ICMPv4, porém o ICMPv6 apresenta mais recursos devido a ter absorvido alguns protocolos como o ARP/RAP. Responsável por mais serviços como descoberta de vizinha e mobilidade IPv6 por exemplo, possui mais mensagens.
As mensagens IPv6 podem ser agrupadas em classes:
• Mensagens de Erro – tem um bit 0 na parte superior do campo tipo de mensagem.
o Destination Ureachable – Indica falhas na entrega do pacote (endereço ou porta desconhecida) ou problemas na comunicação. o Packet too big – Indica que o tamanho do pacote é maior que a Unidade Máxima de Transmissão (MTU). o Time Exceeded – Indica que o limite o tempo de remontagem do pacote foi excedido. o Parameter problem – Indica erro em algum campo de cabeçalho IPv6.
• Mensagens de