IPT TRABALHO PESQUISA
Inácio da Catingueira e Romano
Ciências Contábeis - Paz
Nome: Antonio Carlos B. de Souza R.A: C2478C-8
Nome: Caio Cesar Ramos R.A: C1773C-3
Nome: Felipe Belmont Santos R.A: C1142I-3
Nome: Jackson Pereira da Silva R.A: C22IEC-1
Exercício
1 - O produtor do texto construiu uma narrativa onde aparecem, dois personagens com características diferentes. Situe os dois personagens e discrimine as diferenças básicas que, segundo o produtor do texto, distinguem um do outro.
R: Inácio era simplesmente Inácio da catingueira, um negro e analfabeto. Já Romano era branco de boa família, possuía alguma leitura tinha poeta e cantador na família.
2 - Num nível mais abstrato de leitura, pode-se afirmar que Inácio e Romano cultivam valores diferentes. Basicamente, quais são os valores que caracterizam a cultura de um e de outro?
R: Os valores que caracterizavam Inácio eram os valores eram que ele era uma pessoa de conhecimento popular, conhecimentos que ele obteve por experiências de vidade vida humilde. E os valores que caracterizavam Rômulo era o conhecimento que possuía por ter estudado, conhecia a ciência porém arrogante.
3 - Cite uma passagem do texto que sirva para ilustrar que Romano é mais reconhecido socialmente do que Inácio.
R: Inácio da Catingueira, um negro, era apenas Inácio. Romano, pessoa de família, possuía um nome mais comprido era, Francisco Romano do Teixeira, irmão de Veríssimo Romano, cangaceiro e poeta.
4 - O texto coloca em confronto dois tipos distintos de cultura, cada um valorizado de modo diferente segundo o ponto de vista de quem analisa.
a) Segundo o ponto de vista da sociedade em que vivem Inácio e Romano, qual das duas formas de cultura é mais valorizada?
R: A de Romano, pois nessa época ser branco se demonstrava ser superior aos negros, havia muito preconceito e era uma época em que só os brancos tinham direito ao ensino, mostrando no texto que Romano falava varias