Iphone 5
Nós testamos a câmera do iPhone 5 contra o iPhone 4S, Samsung Galaxy S III, HTC One X e o Nokia 808 PureView, com seu sensor insano de 41 megaixels. E para ver se ele realmente ameaça câmeras point-and-shoot, nós o comparamos à Canon S100.
Nós testamos duas situações: uma foto da cidade durante o dia, com bastante luz; e um close-up de objeto em um lugar com pouca luz. Abaixo estão as comparações lado a lado; a área dentro da lupa fica em 100% quando você clicar na imagem.
As câmeras têm distâncias focais e aberturas padrão levemente diferentes, mas fizemos de tudo para ajustar o campo de visão em cada uma das fotos. E, além da qualidade de imagem, nos interessa também a velocidade de captura das fotos.
Design e desempenho
A principal novidade do iOS 6 para o arsenal da câmera do iPhone são fotos em panorama. Fora isso, a interface do app é a mesma – ou seja, extremamente simples.
Todas as outras câmeras que usamos têm mais opções de customização: controles manuais, modo de fotos sequenciais, configurações adicionais de cena… O iPhone cuida de tudo isso para você, ou espera que apps como Instagram ou Camera+ forneçam filtros e processamento para quem quiser mexer nas fotos.
Isto torna o iPhone 5 uma câmera fácil de se usar, mas a simplicidade acaba sendo uma desvantagem quando se tira fotos no escuro. Todas as outras câmeras em nosso teste possuem uma configuração de pouca luz, que usa truques para aumentar a qualidade da imagem e reduzir o ruído e distorções.
Por outro lado, o processador A6 no iPhone 5 faz muita diferença em comparação ao iPhone 4S. O foco e obturador da câmera respondem mais rápido ao toque, e quando você aperta continuamente o botão de volume – que serve para tirar fotos – o iPhone responde como uma arma semiautomática, tirando