Independencia da america espanhola e haiti
A fim de extrair o máximo rendimento das colônias, os reis adotavam medidas mercantilistas. Uma delas era o monopólio: as colônias só podiam comerciar com a metrópole. A colônia que hoje corresponde ao México só podia comerciar com a Espanha; o Brasil só podia comerciar com Portugal. Outra medida mercantilista estava relacionada à administração da colônia: era o governo da metrópole que criava as leis e os impostos e nomeava os funcionários para as colônias, encarregados de fazer cumprir as leis.
No século XVIII, com o crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial, esse sistema de dominação, hoje denominado antigo sistema colonial, começou a ser duramente criticado. Já não atendia aos interesses dos colonos que desejavam comerciar livremente com vários países.
A Revolução Industrial e a Independência dos Estados Unidos também contribuíram para a crise do sistema colonial. Com a Revolução Industrial, os industriais ingleses queriam aumentar cada vez mais a venda de seus produtos. Para que pudessem comerciar livremente com os países latinos, era necessário que esses ´países se tornassem independentes. Por isso a Inglaterra passou a apoiar os movimentos de liberação das colônias da América espanhola e portuguesa. A luta de Independência dos Estados Unidos ocorrida de 1775 a 1781, serviu de incentivo a outras colônias americanas.
Opressão na América Espanhola
No final do século XVIII, a opressão da Espanha sobre suas colônias americanas se intensificou, pois a monarquia espanhola se envolveu em guerras e necessitava de dinheiro. Para obte-lo, aumentou os impostos nas colônias e a aperfeiçoou os meios de cobrança.
Nos últimos 25 anos do século XVIII, as colônias enviaram em impostos a Espanha, a cada ano, cerca de 10 milhões de pesos (moeda espanhola feita de ouro ou de