Ip - internet protocol
Introdução
A Internet é uma Rede onde Milhões de Computadores estão interconectados em todo o mundo, e para que estes possam trocar informações é necessário que cada um tenha um endereço único que o identifique.
Esse endereço é chamado IP – Internet Protocol e devido a criação deste, as informações podem trafegar pela rede e chegar ao destino correto.
Histórico
• Em 1957 o governo americano cria a ARPA(Advanced Research Projects Agency), em resposta a ex-U.S.R.R. ter lançado o Sputnik: O primeiro satélite artificial da terra. O objetivo desse projeto era interligar as universidades e também as redes das bases militares.
• Nesta época foram usadas linhas dedicadas de 56 Kbps DIAL UP, este foi o ponto de partida para a Internet.
• Em 1970 Vinton Cerf liderou uma equipe que elaborou um protocolo de comunicação para a ARPANET (que até então usava o limitado NCP - Network Control Protocol). Surgindo o TCP.
• Em 1975 o TCP começou a ser usado. Esta experiência mostrou a necessidade de dividir as funções atribuidas a esse protocolo em dois grupos: O controle de fluxo e a conectividade entre os equipamentos. O TCP continuou com a primeira parte e para cuidar da segunda parte foi criado o IP (INTERNET PROTOCOL.
• A partir de então (1975) que o padrão começou a ser chamado de TCP/IP. Mas a ARPANET continuava usando dois protocolos: o TCP/IP e o NCP. Somente a partir de1983 que o TCP/IP passou a ser único e o NCP caiu em desuso.
ENDEREÇO IP
O Endereço IP na versão atual (IPV4) é um número de 32 bits dividido em quatro grupos de 8 bits (Octetos) ou seja cada grupo é formado por oito dígitos binários(bits) somando um total de 32 dígitos que são representados na forma decimal para facilitar a configuração. 8 bits permitem 256 combinações diferentes ,por isso são usados números de 0 a 255 para representar cada octeto formando endereços como (220.45.100.222).
O endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à