Iodometria
A iodometria é o método indireto de titulações de iodo. Consiste na titulação do iodo gerado em uma reação e se fundamenta na reação reversível de oxi-redução representada por:
I2 + 2 e- 2I–
O iodo livre é capaz de retirar elétrons de alguns redutores, caracterizando-se, assim, como um oxidante, e, já que os íons iodeto têm a capacidade de doar elétrons para os oxidantes, ou seja, são redutores. Nesta atividade prática foi utilizado o método indireto da iodometria que consiste na dosagem de espécies oxidantes pela adição de um excesso de iodeto (I-). O iodeto é oxidado a iodo e posteriormente este é titulado com uma solução padrão de tiossulfato de sadio (Na2S2O3). O indicador usado na iodometria é uma suspensão de amido que em presença de iodo adquire uma coloração azul intensa. Na realidade esta cor é devida à adsorção de íons triiodeto (I3-) pelas macromoléculas do amido. É necessário que haja o ajuste de pH na iodometria (método indireto) porque o tiossulfato (S2O32-) pode ser oxidado a sulfato (SO42-) em meio com alcalinidade elevada, o que pode causar também a hidrólise do iodo.
OBJETIVO
Determinação da concentração do tiossulfato de sódio, e análise da quantidade de ácido ascórbico em um tablete de Vitamina C.
Parte Experimental
Parte i) Preparação da solução de tiossulfato de sódio
Já estava preparada.
Parte ii) Preparação da solução de KIO3
Preparou-se 200 mL de solução de KIO3, utilizando-se da massa pesada do sal e a dissolvendo em água deionizada, a qual foi colocada posteriormente em um balão volumétrico. Cálculo da massa:
MM KIO3 = 214 g/mol
V = 0,2 L
m = 0,01mol/L . 0,2L . 214 g/mol m = 0,4280 g m pesada = 0,4272g
Parte iii) Padronização da solução de tiossulfato de sódio
Pipetou-se com uma pipeta volumétrica 25 mL de KIO3 0,01M e esta foi transferida para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionou-se 10 mL de solução de KI a 10% e 5 mL de H2SO4 0,5 mol/L. Titulou-se tiossulfato até a solução adquirir uma