Início Resumo "Sistema Político brasileiro: uma introdução"
As formais e os canais de participação política variam conforme o contexto histórico, as tradições da cultura política de um país ou região, e também conforme a situação social dos que participam. As formas de inserção política de membros das elites diferem daqueles provenientes da não elite.
Assim, também, variam os canais de participação dos membros das entidades religiosas, militares, sindicais, além daqueles que participam dos movimentos sociais organizados rurais e urbanos. Desde que o fenômeno da participação política passou a ser um problema, os estudiosos procuram compreender as diferentes formas de participação. Mas continua sendo um grande desafio para os estudiosos compreender, tratando-se dos cidadãos, os motivos que levam a participar ou as razões da apatia da grande maioria diante dos assuntos políticos.
Foram numerosas as alianças feitas entre a burguesia nascente, a alta elite privilegiada, rica e letrada e os soberanos, e depois entre a burguesia e os trabalhadores, especialmente nos países da Europa, fundamentadas na ideia de extensão dos direitos de cidadania às classes populares.
A consolidação da ideia de um Estado de soberania popular oferecia a possibilidade para que cada cidadão,