invstimento parental e maus tratos de crian a
1951 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIACURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA ESTÁGIO BÁSICO II ÊNFASE EM PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
TURMA: 5PSNI
PROFª
ROSANGELA DE NAZARÉ NOVAES
INVESTIMENTO PARENTAL E MAUS – TRATOS DE CRIANÇAS
Belém-Pará
2015
Resumo do texto investimento parental e maus-tratos de crianças
Podemos entender o investimento parental, segundo as teorias evolucionistas, como sendo o comportamento afetivo que as mães de algumas espécies têm com sua prole após o nascimento, este comportamento estaria associado à condição biológica da mãe de algumas espécies em que o filhote não seria capaz de sobreviver por si só. Existem espécies que possuem um baixíssimo investimento parental, as aranhas, por exemplo, em muitas espécies o investimento parental é um comportamento exclusivo das fêmeas.
O investimento parental é definido geralmente pela maior ou menor quantidade de cuidado biológico e/ou psicológico dispensado à prole. As decisões de investimento parental são baseadas nas condições ecológicas que os pais vivenciam, incluindo a ordem de nascimento da criança, as quais se expressam na prevalência de certos estilos de cuidado. Essas estratégias são, obviamente, inconscientes (Keller, 1996).
Na raça humana quando falamos em investimento parental espera-se que a relação entre as condições de criação das mães e suas quantidade de filhos reflitam em seu padrão de cuidado e consequentemente no desenvolvimento das crianças
O artigo apresentou os resultados de uma pesquisa realizada em um bairro pobre de Salvador, Bahia, analisando os aspectos da história familiar e carreira reprodutiva de 37 mães e seus filhos, os resultados foram medidos através da escala de Bayley e WIPPSI-R ( que é um teste psicométrico utilizado para pesquisar o desenvolvimento cognitivo na idade pre-escolar) ao longo de 3 anos.
A pesquisa constatou que a correlação entre a mãe e sua carreira reprodutiva subsequente, mostra um favorecimento do desenvolvimento cognitivo dos filhos cujas mães