Invertebrados
INVERTEBRADOS II
Celso Feitosa Martins
Nesta disciplina serão estudados os animais protostômios celomados (Moluscos,
Anelídeos e Artrópodes, além de grupos menores). Esses invertebrados agrupam os filos mais diversificados e abundantes de todos os animais, particularmente os artrópodes. Neste espaço restrito serão apresentadas, de modo resumido, a forma (morfologia), função e origem evolutiva desses animais, incluindo seus hábitos, modos de vida, comportamento e aspectos ecológicos.
UNIDADE 1
FILO MOLLUCA
1.1 CARACTERES GERAIS DOS MOLLUSCA
Os moluscos são animais celomados não deuterostomados, tais como ostras, mexilhões, caramujos, lulas e polvos (Fig. 1). São animais muito conhecidos, pois, além de serem economicamente importantes, são muito abundantes, habitando ambientes terrestres e aquáticos, tanto marinhos como de água doce. Constituem, portanto, um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vários ambientes e exibem hábitos de vida bastante diversificados. Os bivalves, que vivem na água do mar ou dos rios e lagos, podem viver fixos ou enterrados. Muitos podem perfurar rochas e substratos duros. Alguns, como os Pecten, podem deslocar-se fechando rapidamente a concha, expulsando a água do seu interior em jato, dessa forma, o animal move-se no sentido oposto ao do jato da água.
3
Invertebrados II
Figura 1 - Diversidade de Mollusca.
Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/Mollusca.jpg
Os moluscos são celomados. A cavidade delimitada pela mesoderme dos sacos celomáticos é o celoma, que é uma cavidade secundária dos moluscos. Em consequência do desenvolvimento de um maciço e musculoso parênquima, o celoma dos moluscos restringe-se, em geral, a um espaço que encerra as gônadas e o coração; na maioria dos casos sobra como resto do celoma só a parte que circunda o coração, isto é, o pericárdio. São animais esquizocelomados, protostômios e dotados de simetria bilateral. Tem corpo mole