Introdução
No dia 26/05/15 estiemos numa aula laboratorial da Matéria de Biocombustível, a aula foi sobre a solubilidade de óleos com a adição de solventes entre outros produtos.
Objetivo
O objetivo da experiência era poder afirmar quais os produtos que melhor se dissolviam em água ou que tipo de aparência demonstravam em outro produtos.
Materiais e Métodos
Métodos utilizados foram misturar os óleos com os solventes para ver qual deles se dissolvia melhor no processo. Para o processo foi adicionado 2ml de cada óleo nos tubos, em cada tubo um óleo diferente.
4 Tubos de ensaio
4 Tipos óleos;
Girassol
Mineral
Óleo de soja usado
Óleo de soja
4 tipos de solvente;
Éter de Petróleo
Hexano
Acetona
Álcool Etílico
Resultados e Discussão
No tubo1 foi adicionado 2ml de óleo de soja + hexano 2ml. O resultado após ter sido agitado, foi satisfatório já que depois de mistura se assentar podemos observar que o produto foi totalmente misturado.
No tubo2 foi adicionado 2ml de óleo de girassol + 2ml de álcool etílico. O resultado foi a formação de macelas e de bolhas, mostrando que o produto não dissolve bem neste solvente. No tubo3 foi adicionado 2ml óleo usado + 2ml de éter de petróleo e agitado mesmo assim a mistura não dissolúvel, logo após foi colocado mais 2 ml de cada e ainda assim o solvente não conseguiu dissolver o óleo. Constando assim que o éter de petróleo não e um bom solvente para este determinado produto. No tubo4 foi adicionado 2ml de óleo mineral + 2ml acetona, nesta quando misturado obtivemos duas fases. Mais ao agitar também podemos observar a aparição de bolas na mistura mais ao assentar toda a solução podemos ter certeza de que o produto não dissolveu.
Conclusão
Concluímos que nem todos os solventes tem uma utilização eficaz para determinados produtos ou melhor informando nem todos dissolvem determinados óleos totalmente. Mais isso pode ser testado até que outros solventes demonstrem uma melhor absorção dos produtos
Referencias