Introdução
Curso de Engenharia de Produção
Elaborado pela aluna:
Rafaela Garcia - RA: 21534
Introdução
Podemos dizer que hoje um sistema de produção nada mais é que um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas e envolvidas na própria produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar a condição de algo para produzir, proporcionar saídas e resultados eficazes (outputs).
O estudo das operações e melhorias vem sendo uma crescente na vida de muitos engenheiros, já que o desafio de melhor produtividade aumenta com a demanda especifica do mercado. Cada empresa, cada indústria tem sua particularidade quanto a demanda e variedade de produtos e serviços, elas devem se adequar ao mercado em foco, seja ele alta qualidade e baixo custo ou diferenciação de produto a preço acessível.
Cada ponta dos processos de uma operação deve ser analisado com cautela, verifica-se se há algum gap/ falha ou ponto de melhoria nas pontas dos processos e partir dai o responsável pelo desenho ou dinâmica e analise dos processos envolvido é designado para aplicação de um projeto que agregue valores nas mais variadas situações.
Sistemas de Produção
Sistema de produção em massa
O sistema de produção em massa tem como seu criador Henry Ford, produção em massa é um termo que designa uma longa linha de produtos padronizados através de processos de linhas de montagens. No século 20 a produção em massa se tornou um modo de produção muito utilizado e difundido, pois permitiu altas taxas de produção por trabalhador ao mesmo tempo proporcionou produtos a preços acessíveis.
A Produção em massa faz um bom uso de capital, ela utiliza uma alta proporção de maquinas em relação ao numero de trabalhadores. Isso proporciona um custo mais baixo e uma elevada taxa de produção, a proporção do capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem. No entanto o montante capital