INTRODUÇÃO
Identificar o perfil adequado para uma possível contratação da empresa não é muito simples. Existem mecanismos na área de recursos humanos como por exemplo o processo de recrutamento e seleção que visa suprir a organização de pessoas necessárias ao adequado desenvolvimento de suas atividades, através da escolha do candidato mais adequado, em tempo hábil e a um custo compatível.
Esta escolha se dá através da comparação entre os requisitos exigidos pelo cargo e as características dos candidatos.
O funcionário da empresa pode ser considerado como uma peça chave para o sucesso da mesma, é ele que estará diretamente ligado a todas as ações da organização, desde um atendimento, a produção de um produto, prestação de algum serviço etc. Independente do trabalho executado pelo colaborador, a qualidade na execução pode significar maiores ganhos em produtividade e competividade para a empresa, do contrário, as perdas são incontroláveis, se pensarmos nas possibilidades perdas de clientes, danos aos equipamento, faltas e consequentemente, o custo da rescisão. Atualmente, o mercado está muito exigente, além de muito competitivo, ter profissionais qualificados, motivados e comprometidos, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, independente do tamanho da empresa.
Outra ferramenta muito importante é o treinamento, ou seja, aquelas pessoas que já ocupam um cargo e uma função dentro da empresa tem a possibilidade de adquirir mais conhecimento e se aperfeiçoarem cada vez mais para executarem suas funções. Em recursos humanos essa gestão contribui para o crescimento do funcionário na empresa, de modo a prepara-lo para situações diversas, como ocupar um cargo melhor e também ter um domínio na sua área, além da empresa ter um número maior de pessoas capacitadas e preparadas para suprir a falta de alguém de outro setor, não precisando ter um gasto com a contratação de uma pessoa para colocar no lugar, com um alto custo e salário elevado.
Segundo Chiavenato (2010),