Determina O Do Teor De Alcool Na Gasolina
Determinação do teor de álcool na gasolina, experimento realizado em 27 de outubro de 2014.
2 OBJETIVO
Calcular a densidade e o teor de álcool na gasolina e verificar possível irregularidade em amostras de gasolina comercial.
3 RESUMO
Pesou-se uma proveta de 100 mL, em balança semi-analítica, tarou-se. Adicionou-se 50 mL de amostra de gasolina e pesou-se a proveta cheia. Anotou-se o peso para calcular a densidade. Adicionou-se 50 mL de solução de NaCl. Agitou-se e deixou-se em repouso para separar as fases e anotou-se o volume que ultrapassou 50 mL da fase aquosa. Calculou-se o teor (%) de álcool na gasolina.
4 INTRODUÇÃO
4.1 Gasolina
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos inflamáveis e voláteis, derivados do petróleo. Além de ser utilizada como combustível em motores de combustão interna é também usada como solvente, na indústria, para óleos e gorduras. Originalmente, a gasolina era um produto colateral e indesejado da indústria de refinamento de petróleo - que estava interessada principalmente no querosene. As refinarias desprezavam toda a gasolina obtida. Com o advento dos motores de combustão, a gasolina foi logo eleita como a melhor opção para combustível, devido a algumas de suas características: alta energia de combustão, alta volatilidade e sua compressibilidade. A energia liberada na combustão da gasolina é a responsável pelo movimento do motor. Por ser volátil, a gasolina mistura-se facilmente com o ar no carburador, gerando um gás muito inflamável, que explode no cilindro. A compressibilidade, também conhecido como fator "antiknock", permite que o pistão percorra um trajeto maior, no cilindro, a cada ciclo.
Inicialmente, a gasolina era obtida pela destilação do petróleo - era simplesmente a fração mais volátil do petróleo. Após algum tempo, outras técnicas surgiram, numa tentativa de aumentar o rendimento desta extração. Um deles é o craqueamento, que consiste numa quebra de moléculas maiores, também presentes no