Introdução
Em busca de maior eficiência na gestão financeira as empresas e entidades em geral, estão utilizando o orçamento como ferramenta de controle e planejamento, uma gestão financeira eficiente tornou-se um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso, pois a partir do momento em que a empresa consegue prever suas receitas e suas despesas, a gestão se torna mais fácil, pois sabemos até onde podemos ir sem comprometer a saúde financeira da empresa.
O orçamento vem como um aliado a mais na busca por aumento de lucros e eficiência na gestão financeira.
2 conceito de orçamento e sua importância na organização
2.1.1 Conceito de Orçamento
O orçamento faz parte de um conjunto de ferramentas administrativas que tem a finalidade, de prever receitas e despesas de um determinado período. Ele pode ser elaborado por pequenas, médias e grandes empresas, e pelo setor público.
2.1.2 As Vantagens do Orçamento para a Organização
Certamente que o orçamento traz inúmeros benefícios para entidade que o utiliza, pois faz com que os gestores e executivos planejem o futuro, tenham mais segurança na tomada de decisões sabendo quais despesas podem ser assumidas, e de onde virá as receitas para cobrir tais despesas.
Traz controle de gastos, dando informações sobre qual departamento houve aumento de despesas, e se os valores alocados são suficientes para cobrir a necessidade do departamento.
3 orçamento mestre e sua divisão
3.1.1 Conceito de Orçamento Mestre – Orçamento Operacional e Financeiro
Por orçamento mestre entende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
O orçamento operacional tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes