Introdução
Em 2012 ao iniciar os meus estudos sobre o meu primeiro projeto de pesquisa no curso de geografia, escolhi trabalhar com a categoria lugar. Com o tema: As condições de vida dos pequenos produtores rurais no município de Quirinópolis- Goiás.
A problemática é qual o papel e o lugar dos pequenos produtores rurais na sociedade capitalista? E o futuro da comunidade do lugar, esta na sua integração ou na luta contra o capital? O que me motivou a desenvolver esta pesquisa foi a grande expansão da cana de açúcar na região. A partir de 2005, visualizando o município de Quirinópolis como uma área em potencial, crescendo a cada dia tornando-se um polo de desenvolvimento, diante deste fato senti a necessidade de mostrar e estimular outros alunos a desenvolver suas pesquisas sobre essa temática. Através deste projeto de pesquisa, espero contribuir utilizando de conceitos discutidos pela geografia, apresentar reflexões, indagações e ações acerca do papel da comunidade rural no município. Destaco, também, a minha preocupação voltada para a análise do papel político de todos os componentes no processo, e principalmente chamar á atenção das autoridades governamentais, municipais, estaduais e federais para um olhar específico verificando a questão do pequeno produtor rural.
Para Florestan Fernandes (1968) o desenvolvimento do capitalismo no campo, acontece de forma desigual e contraditória tendo como essência, a reprodução do capital. Neste contexto os pequenos produtores rurais estão sendo prejudicados, pois o capitalismo desapropria os trabalhadores de seus meios de produção. E o trabalhador por sua vez vende sua força de trabalho para garantir a sua sobrevivência. Diante das circunstâncias vivenciadas pelos moradores do lugar, onde anteriormente a comunidade tinha tranquilidade em executar as suas tarefas domiciliares; hoje o município sofre grandes transformações devido ás mudanças que são geradas através da movimentação das grandes empresas, que circulam nas