introdução
Apresento, abaixo, cinco passos que podem ser seguidos ao elaborar a introdução de um trabalho acadêmico. Esses passos foram por mim elaborados com base em minha experiência como leitora, orientadora e avaliadora de diferentes gêneros de texto, de diferentes áreas, do domínio acadêmico. Não devem ser entendidos como norma, senão como apoio a escritores iniciantes. A proposta é fundamentada no uso mais recorrente:
1 Apresentar o tema e o contexto de forma ampla, porém sem cair no senso-comum. Pode-se começar com uma notícia, com dados estatísticos ou indicadores, com frase ou argumento de um especialista;
2 A partir do contexto, situar, de forma clara, o problema a ser estudado, justificando a escolha;
3 Identificar explicitamente o objetivo de seu trabalho. Naturalmente, esse objetivo deverá se relacionar ao problema que você situou anteriormente;
4 Apresentar uma síntese da metodologia a ser adotada para atingir o objetivo;
5 Explicar a estrutura e a organização do trabalho, informando ao leitor o que será discutido em cada subseção do texto.
A introdução é o texto responsável por apresentar um trabalho acadêmico, devendo trazer com clareza e objetividade uma idéia do tema que será desenvolvido.
Segue um modelo de introdução:
-------------------------
INTRODUÇÃO
No mundo atual, a complexidade dos estudos efetuados talvez venha a ressaltar a relatividade do retorno esperado a longo prazo. De outro norte, sabe-se que a valorização de fatores subjetivos pode nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas.
O novo modelo estrutural aqui defendido possibilita uma melhor visão global do fluxo de informações. Em uma visão de longo prazo, verifica-se que a contínua expansão de nossa atividade é uma das consequências do impacto na agilidade decisória.
É importante questionar o quanto o desafiador cenário globalizado causa impacto direto e