Introdução
(MICROINFORMÁTICA)
1 – Introdução
A Introdução ao Processamento de Dados surgiu juntamente com a necessidade que o ser humano teve de automatizar o processamento de operações com cálculos que se tornavam bastante lentas quando feitas manualmente. Foi desenvolvida então, uma série de ferramentas de cálculo ao passar dos anos, para que se chegasse finalmente ao principal elemento de processamento de dados, o computador.
A Introdução ao Processamento de Dados é uma forma de se interar dos conceitos básicos de operação, desenvolvimento e utilização das regras de processamento de informações através de um computador. Todo esse processo de transformação dos dados em informações vem a fazer parte de um longo estudo, pois isto envolve vários fatores como os programas a serem utilizados, a forma de desenvolvimento das operações e até a própria utilização adequada da máquina.
2 – Computador
Não podemos iniciar um estudo aprofundado ao processamento de dados sem antes falar do principal elemento da informática, o computador.
O computador é uma máquina que permite a introdução de determinados dados, realiza uma série de operações como cálculos matemáticos, comparações, pesquisas, classificações, etc, através de programas preestabelecidos e assim retornar um resultado desejado ou então uma mensagem de erro, caso a informação inserida tenha sido efetuada de forma errada.
3 – Informática
A palavra INFORMÁTICA é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é INFORMAÇÃO e a segunda é AUTOMÁTICA. Esta palavra define o principal objetivo que foi atingido pelo computador. A necessidade de se obter informações automáticas fez com que surgisse justamente esta palavra.
INFORmação + autoMÁTICA
4 – Bit e Byte
Em geral, as informações armazenadas nos computadores digitais são constituídas de caracteres. Em processamento de dados, um caracter pode ser um algarismo, uma letra, um sinal de pontuação ou