INTRODUÇÃO
A Psicologia da Educação pode ser hoje, considerada a metodologia das relações institucionais com a comunidade escolar e com a comunidade em geral. A Psicologia da Educação surgiu no Brasil como uma de suas primeiras especialidades, justamente com a psicologia clínica.
Seu objetivo era realizar textos que identificasse a maturidade escolar das crianças com necessidades especiais e superdotados, realizar a distribuição de alunos em turmas mais homogêneas e encaminhava – os com NEES para escolas especiais.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Psicologia da Educação é de suprema importância para a formação do educador porque ela é responsável por várias atividades estratégicas das instituições entre as quais se pode citar a seleção de profissionais que estejam condizentes com a filosofia e a metodologia da instituição; capacitação de professores e colaboradores sobre questões de relações humanas desenvolvimento humano e processo de ensino e aprendizagem, inserção, acompanhamento, avaliação e desligamento dos colaboradores, entrevistas de inserção das famílias e alunos na instituição, acompanhamento com professor e encaminhamento para profissionais de alunos com problemas de comportamento e/ou ensino e aprendizagem.
Elaboração de projetos de escola de pais e temas transversais como, por exemplo: semana do adolescente, prevenção do uso de drogas, Educação Sexual e outros, acompanhamento com os profissionais (fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos e outros). E orientação para os professores sobre alunos encaminhados para atendimento extra – escolar, trabalhar no projeto estratégico da instituição e no projeto Político Pedagógico.
E também temos de lembrar a intervenção primordial do psicólogo, ou seja, a Psicologia da Educação nas escolas que mantém educação inclusiva, no acompanhamento das adaptações de currículo e atividade, assim como no suporte aos professores e