Características fisicas e quimicas da Terra
1.Análise de Causa e Efeito / Análise de Pareto
A Análise de Causa e Efeito, juntamente com a Análise de Pareto, pertencem `as Sete Ferramentas do Controle de Qualidade, que são uma designação dada a um jogo de técnicas vívidas. São elas:
Diagrama de Causa e Efeito
Diagrama de Pareto
Histogramas
Check Sheet (formulário de coleta de dados)
Fluxograma
Gráfico de Controle
1.1 Análise de Causa e Efeito
A Análise de Causa e Efeito é uma técnica para resolução de problemas, destinada a identificar as causas possíveis associadas a um determinado problema/defeito em certas situações ou eventos. Utiliza-se esta análise para explicar as variações em um processo específico (ou do seu resultado), ocorrendo, geralmente, no início de um programa de gestão da qualidade. Este método é classificado como operacional.
É interessante observar que alguma medida de variabilidade é normal e não necessariamente provoca um distúrbio significativo. Em contra partida, uma variação indesejada pode acarretar sérias perdas ou danos, atrasos e reduções de produtividade, principalmente se ocorrer em processos críticos.
A análise é normalmente realizada por uma equipe, em que todos possuem experiência e conhecimento quanto `a causa a ser estudada (gerentes, fornecedores, clientes e funcionários). Estas pessoas analisam o problema e definem qual variação provoca o distúrbio mais crítico no sistema em estudo. O processo é mapeado e identificam-se as questões que podem ocasionar variações na fase de obtenção de dados ou evidências. Na etapa seguinte, s fatores que contribuíram para o problema são identificados e suas causas principais, encontradas.
A Análise de Causa e Efeito não é uma metodologia única e nitidamente definida; não existem muitas ferramentas, processos e filosofias diferentes. Para maximizar o efeito de seu uso, recomenda-se começar com os processos mais críticos e/ou as variações que causam menos distúrbios, garantindo que o sucesso estimule uma ampla