introdução
A primeira tentativa de independência foi liderada pelo escravo negro José Leonardo Chirino em 1795, porém sua proclamação republicana foi prontamente aplacada pelos exércitos realistas. O intelectual crioulo Francisco de Miranda tentou dois outros levantes independistas em 1806. As expedições militares partiram do Haiti e foram lideradas por Miranda. Apesar de contarem com o apoio dos britânicos, resultaram em fracasso devido à pronta reação das tropas espanholas.
Em 19 de Abril de 1810, os crioulos caraquenhos destituíram o governador espanhol e proclamaram um governo independente sob o comando de Miranda. A primeira república terminou em Julho de 1812, quando o governo patriota rendeu-se diante das tropas espanholas.
Em 1813 o militar Simón Bolívar retornou do exílio em Curaçao comandando um contingente de tropas e conseguiu libertar Caracas após uma árdua campanha militar. A Segunda República caiu devido a uma rebelião de grupos realistas locais em Agosto de 1814. Bolívar voltaria à Venezuela no final de 1815. Com algumas centenas de homens que havia conseguido reunir durante seu exílio em terras haitianas, desembarcou na Ilha Margarita e a livrou da presença espanhola. Ao pisar em terra firme, sofreu uma grande derrota. Regressou no ano seguinte com um novo exército patriota e conseguiu avançar por terra com o crescente apoio da população local. Nos anos posteriores, as forças independistas