Introdução
ETEP Faculdades
FUSELAGEM AERONAUTICA
Estudo Dirigido – Turma 2ENA, orientado pela Profª Débora
3 de Dezembro de 2013 2. Introdução do tema. Com o iminente desenvolvimento tecnocientifico e tecnológico no Estado, a incidência profissional e a oportunidade de adentrar numa multinacional, grande empresa ou mesmo uma terceirizada acaba sendo algo cada vez mais freqüente. Por isso, vê-se a necessidade de saber cada vez mais sobre determinados temas que alem de serem um tanto interessantes, tornam-se uma ferramenta importante de conhecimento num mercado de trabalho tão disputado.
Algo importante e de conhecimento de poucos é a fuselagem e elementos ligados a ela, estruturas de aeronaves, que será o tema abordado no estudo dirigido em questão.
3. Fundamentação Teorica
Afinal, o que exatamente seria “Fuselagem” ?! O nome vem da palavra francesa “fuselé”, que significa forma aerodinânica.
A fuselagem aeroespacial é a camada de proteção exterior dos aviões,aeronaves,ônibus espaciais, satélites etc. Ela ainda inclui a cabine de comando, o compartimento de carga e os vínculos de fixação para outros componentes.
A fuselagem deve ser resistente e aerodinâmica, uma vez que deve suportar as forças que são criadas durante o voo e sustentar o peso da aeronave. Conseqüentemente, as fuselagens têm apresentado formas de corpos longos com perfis apontados, onde uma dimensão (o comprimento) é muito maior que as outras duas (largura e altura), as quais são da mesma ordem de grandeza. Juntamente com os passageiros e a carga, contribuem com uma porção significativa do peso de uma aeronave. O centro de gravidade da aeronave é a localização média do peso e é geralmente localizada no interior da fuselagem.